DESCUBRA AS TECNOLOGIAS MAIS USADAS POR EMPRESAS ULTIMAMENTE

Recursos tecnológicos não são mais um luxo. Muitas pessoas já utilizam a internet, computadores e tablets diariamente, sendo todos esses pontos de entrada interessantes para as empresas. E muitos desses recursos estão entre as tecnologias mais usadas em negócios.

Se aplicados corretamente, eles podem proporcionar múltiplas vantagens para uma empresa. Existem várias tecnologias que estão em pleno uso por vários empreendedores ao redor do mundo. Como esses recursos já tiveram seus efeitos comprovados, é mais seguro aplicá-los dentro da sua empresa. Basta entender qual é a estrutura necessária e quais benefícios são mais interessantes para o seu negócio.

Para esclarecer mais o assunto, trouxemos aqui uma lista com oito das tecnologias mais usadas em empresas nos últimos anos. Acompanhe:

1. SISTEMAS DE CRIPTOGRAFIA

Uma criptografia é uma espécie de código conversor de textos. Um determinado arquivo ou programa tem seu código fonte transformado com base em um padrão. Por exemplo, trocando todas as letras por números. A menos que o leitor possua a mesma chave de conversão ou conheça o padrão utilizado, ele não poderá acessar as informações criptografadas.

Hoje em dia, possuir um ou mais sistemas de criptografia dentro da sua empresa é praticamente obrigatório. Dependendo do nível de complexidade do código utilizado, é possível garantir que nenhuma informação seja acessada, mesmo que os dados tenham sido capturados em uma invasão. Muitos provedores de serviços tecnológicos, especialmente armazenamento em nuvem, oferecem sua própria criptografia para garantir a segurança de seus clientes.

2. MÍDIAS SOCIAIS

Apesar de já serem uma das tecnologias mais usadas por muitas pessoas, as redes sociais só passaram a ser uma ferramenta fundamental nas empresas há pouco tempo. Não estamos nos referindo apenas às redes sociais mais conhecidas, mas também ao conceito de mídia social.

Além de estar presente em redes como o Facebook e o LinkedIn, você também pode utilizar os mesmos princípios das mídias sociais em sua empresa. Um exemplo é criar um aplicativo específico da empresa em que seja possível se comunicar com seus clientes diretamente, respondendo dúvidas e dialogando.

3. BOTS

Também chamados de “robôs”, eles já foram muito presentes no mundo dos negócios durante 2016, mas continuam como uma tendência esse ano. Basicamente, são sistemas que simulam certas ações humanas com base em padrões pré-programados. Sua principal utilização é como assistentes de atendimento por texto, mas eles também podem ajudar em simulações de comportamento do público.

Com uma programação adequada, é possível deixar um bot encarregado de várias funções básicas de atendimento e interação com o público, sem correr o risco de cair na armadilha de criar uma secretária eletrônica, que causaria alguma aversão no momento do contato.

4. CLOUD COMPUTING

Entre as tecnologias mais usadas dentro de empresas, o armazenamento de informações em nuvem é provavelmente a de maior destaque. Mas o cloud computing vai um pouco além dessa funcionalidade: ele inclui acessos remotos aos sistemas da empresa, utilização de recursos terceirizados sob demanda, pagando apenas pelo que for consumido.

Sistemas de cloud computing permitiram que pequenas empresas se desenvolvessem muito mais rápido, pois não é mais necessário ter uma estrutura própria para acessar determinadas funcionalidades. Além disso, muitas empresas que dependiam de uma localidade agora podem se flexibilizar, o que facilita a expansão de determinados sistemas e processos.

5. REALIDADE AUMENTADA

Você provavelmente ouviu falar do sucesso que o jogo Pokemon GO foi. Apesar de simples, a estrutura tecnológica utilizada para manter o jogo funcionando é revolucionária. E, na verdade, ela já está em uso por muitas empresas ao redor do mundo. Ao aplicá-lo em escala menor, você não terá de arcar com o mesmo nível de custo.

A realidade aumentada (trazer coisas virtuais para o ambiente real) é uma prática ainda em nível semi-experimental. Mas como ela está em crescimento, pode ser que esteja entre as tecnologias mais usadas do mundo em pouco tempo. Se você pretende estar à frente da concorrência e pode se beneficiar da interatividade entre o mundo virtual e o real, pode ser uma boa ideia começar a investir aqui.

6. MACHINE LEARNING

As habilidades das máquinas em adquirir novos conhecimentos sempre foram questionadas. Porém, mesmo que um bot não possa intuitivamente associar informações, ele pode seguir padrões e comparar dados ao longo do tempo. Isso permite que ele se aprimore e tome certas decisões com base nas tendências do momento.

Dar a uma máquina a capacidade de se adaptar a determinadas situações, reduz consideravelmente o tempo de ajuste que seria necessário para manter o seu atendimento adequado ao público.

7. BIG DATA

Um dos conceitos mais recorrentes dentro das empresas e também um dos mais úteis. Acumular informações de múltiplas fontes e ser capaz de analisá-las em conjunto é fundamental para tomar boas decisões empresariais. Especialmente em grandes negócios. Considerando que a velocidade com a qual os dados surgem é crescente, nenhuma pessoa pode acompanhar isso sozinha.

A tendência é que, em pouco tempo, o big data evolua ainda mais. Ele já é uma das tecnologias mais usadas em grandes empresas devido ao processamento de informações relevantes. Estima-se que logo ele deva ser capaz de gerar ações empresariais praticamente em tempo real.

8. ACESSOS MÓVEIS

Considerando que a maioria das informações hoje em dia pode ser integrada por meio de cloud computing, muitas empresas já estão aplicando esses recursos à navegação móbile. Por exemplo: em vez de ter que acessar o servidor da empresa por um desktop, é possível fazê-lo por um tablet ou mesmo de um smartphone.

A consequência imediata aqui é maior flexibilidade e acessibilidade. Com a possibilidade de ver qualquer informação pelo celular, é possível fazer viagens de negócios, atender clientes em qualquer lugar, entre outras possibilidades. E atualmente esse não é um investimento tão alto, além de possibilitar um retorno muito mais amplo.

Agora que você já conhece algumas das tecnologias mais usadas em empresas, pode escolher quais delas se encaixam nas suas necessidades.

Acha que este post pode ser útil para outras empresas e pessoas? Então, compartilhe em suas redes sociais e mostre como a tecnologia pode alavancar um negócio.

Compartilhar